Image Map

domingo, 16 de setembro de 2012

DIA DO RESPEITO AOS IDOSOS NO JAPÃO


Olá queridos,

Nesta segunda-feira, comemora-se o Dia do Respeito aos Idosos no Japão (em japonês fala-se Keiro no hi - 敬老の日). Até 2003, esse feriado acontecia em 15 de setembro, mas, com o início do “Happy Monday”  ou “segunda-feira feliz” (sistema que transferiu os feriados que caiam no meio da semana para a segunda-feira seguinte), foi alterado para a terceira segunda-feira do mês de setembro.

Apesar de ter sido decretada como feriado nacional apenas em 1966, a data surgiu em 1947, quando uma pequena aldeia em Hyogo, resolveu oficializá-la, como forma de respeito e valorização aos anciãos japoneses, que sempre contribuíram para o país com sua sabedoria e seu trabalho.

Nesse dia, as famílias se reúnem para celebrar e agradecer os seus entes mais velhos. Ah ... e se algum familiar estiver completando 60 anos, costuma-se presenteá-lo com algo na cor vermelha, considerada uma cor de proteção.

Acho muito importante essa data especial, afinal, o Japão é o pais com o maior índice de idosos do mundo, cerca de 23% da população têm 65 anos ou mais. Aqui, a expectativa de vida é de 85 anos para as mulheres e 78 anos para os homens, enquanto a média mundial é de 70 anos. Além disso, é um país onde se concentra o maior número de centenários, aproximadamente  20 mil pessoas com idade igual ou superior a 100 anos.

O segredo para essa longevidade? Certamente é por causa da ótima qualidade de vida que os japoneses fazem questão de conservar. Uma boa alimentação, juntamente com exercícios físicos diários contribuem para isso. Saio para trabalhar às 6 da manhã e sempre vejo idosos, caminhando, se exercitando, passeando com seus animais de estimação, praticando algum tipo de esporte, cuidando dos jardins, hortas, plantações de arroz ou até mesmo auxiliando na coleta de lixo local.

Aliás, sedentarismo é uma palavra que não faz parte do vocabulário japonês. Desde cedo, eles estão habituados a se exercitarem. As escolas priorizam a prática de algum esporte, e mesmo, quando os estudantes, já na fase adulta, migram para as empresas, existe o taiso, realizado diariamente antes de iniciar qualquer atividade.

Na cultura japonesa, os idosos são tratados com respeito e admiração pela experiência que acumularam ao longo dos anos. Isso é muito bonito! Gostaria que o Brasil seguisse esse exemplo, e até mesmo, criasse um Dia do Respeito aos Idosos. Afinal, eles merecem!

Até mais,

Thais Fioruci



Referências:
Keiro no Hi Dia Do Respeito Aos Idosos No Japão. Disponível em  http://www.japaoemfoco.com/keiro-no-hi-dia-do-respeito-aos-idosos-no-japao/

 

12 comentários:

  1. Não sabia o significado desta data.Vivendo e aprendendo!Ou melhor,lendo!
    Ainda estamos anos-luz distante desta educação,do respeito.No Brasil a gente não sobe no ônibus e sim escala.Imagine os idosos!Os degraus são altos,estreitos e os motoristas mal esperam os passageiros se acomodarem e já aceleram.Vagas para idosos nos estacionamentos existem,mas o respeito não.As pessoas "esquecem" que um dia,com sorte chegaremos nessa fase.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Iruka!

      Uma ótima reflexão! Aqui, sim, não posso reclamar! existe muito respeito, não só com os idosos. Outro dia, vi uma coisas que me deixou boba. Um cadeirante pegou um trem na estação de partida, q qdo chegou em Yokohama (estação final), o guarda já estava esperando-o na frente do vagão onde ele estava, colocou uma rampa, o retirou e levou até as catracas! Ainda falei, qdo veremos isso no Brasil! Triste ne.

      Beijos
      Thais Fioruci

      Excluir
  2. Olá!!
    Legal isso. Já sabia que nos Japão, os velhos são muito respeitados, por causa do conhecimento que possuem... mais não sabia que existia um dia que era feriado nacional la.

    Só que acredito que criar um dia para isso aqui no Brasil não seria legal. Do que adianta ter um dia no ano se no restante eles são tratados como lixo... Como a Iruka disse acima, idoso subir no ônibus é difícil e mais ainda tem alguns que nem param.

    Fiquei feliz em saber que você curtiu a página do meu blog no facebook *__* Obrigada por fazer uma blogueira feliz.. ^^

    Até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai imagina ... estou retribuindo! Pq fico muito feliz qdo vc comenta nos meus posts =) É não sei se um feriado desses iria resolver alguma coisa no Brasil né. Ai tem o Dia da Consciencia Negra, e para que serve?

      Abraços,
      Thais Fioruci

      Excluir
  3. Artigo Maravilhoso!! ^^
    Lindo esse repeito do povo japones aos idosos!!!
    Desculpa a falta de acentuação!! Esse teclado é muito confuso!!!
    Nuito sucesso para vc!! XDDD

    ResponderExcluir
  4. Oi Kushina!

    O povo japonês é mesmo exemplar! Uma educação impecável e eles respeitam muito os demais e fazem de tudo para não te incomodar!

    Sucesso para ti também!

    Bjos
    Thais Fioruci

    ResponderExcluir
  5. Olá,sou amiga da debora ferrari e ela me mandou seu blog eu achei maravilhoso depois que eu casar pretendo ir passar a lua de mel por ai (rs).
    Bom tente tira uma foto bem linda na epoca que as cerejeiras fazem um tapete lindo na rua. e tente ir visitar a estatua do rachiko do filme acho que é em shibuya.=] curta bastante pro ai e seja muito feliz..

    bjos
    Pamela Heloyn

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pamela Heloyn! Bem-vinda!

      Nossa! É uma ótima opção para uma viagem de lua-de-mel! Aqui é um lugar lindo e certamente você se apaixonará!

      As cerejeiras duram uma semana, e dps vem um vento forte que as derrubam no chão. Fica lindo msm. Uma pena que duram tão pouco!

      Ah ... já fui na estátua do Hachiko, a primeira vez que vim para cá. Preciso ir até lá para filmar. Fica em Shibuya. O dificil msm é você conseguir tirar uma foto ao lado da estátua, pq como fica em frente à saida da estação, o povvo fica sentado junto à ela =/

      Beijos e muito obrigada!

      Thais Fioruci

      bjos

      Excluir
  6. espero que você consiga é tudo muito lindo por ai..você está se adapatando bem por ai?e os pequenos terremotos não te assustam rs?
    meu sogro morou por ai e disse que nunca mais volta nem para visitar...
    e eu louca pra arrastar o filho dele pra morar ai rs
    mas espero que você esteja bem por ai..adorei seu blog..
    se cuida
    beijos

    Pamele Heloyn

    ResponderExcluir
  7. Oi Pamele,

    assim, só tenho que ter um tempinho livre. Estou dando preferencia agr para lugares q nunca fui. Mas filmo sim qq dia que estiver perdida por Tokyo. Ah .. procura por sakanosan no Youtube, é o meu marido e tem uns videos bem legais lá. Já me adaptei, afinal já estou aqui há um ano. Terremotos kkk ,,,, o primeiro assusta bastante, mas dps vira algo normal, vc se acostuma e nem liga mais. Aqui realmente é muito lindo, limpo, pesoas educadas e bem mais prático para viver. E pq o filho dele nao quer vir para cá?

    Beijos
    Thais Fioruci

    ResponderExcluir
  8. Seu site foi muito util.achei lindo tal respeito com os idosos ! Tudo é tão diferente aqui no Brasil :/ Estava fazendo umma pesquisa sobre o tratamento de povos diferentes com os idososs amei *-* :D Bjs Karinny <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karinny!

      Fico feliz por ter gostado =)

      Obrigada pelo comentário!

      Beijos
      Thais Fioruci

      Excluir